quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Novo cabo submarino ligará Brasil a Europa

O Brasil formalizou uma parceria com uma empresa espanhola para construir e operar um novo cabo submarino de fibra ótica para transmitir dados de internet entre o país e o continente europeu. A proposta de criação de uma empresa de capital misto foi aprovada nesta semana pelo Conselho de Administração da Telebras. A estrutura, que deve ficar totalmente pronta até 2016, deve custar US$ 185 milhões.
A JVCo (Joint-Venture Company) será uma empresa brasileira, com participação acionária de 35% da Telebras e 20% de fundos de investimentos, além de 45% da espanhola IslaLink Submarine Cables. As operações para a instalação do cabo devem começar já no segundo semestre deste ano. A previsão da Telebras é de que a estrutura entre em operação 18 meses após o início das obras, segundo informou o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (15).
Atualmente, o Brasil está conectado ao exterior por meio de cinco cabos submarinos, mas apenas um deles vai para a Europa. Os demais ligam o país aos Estados Unidos. A expectativa é que a adesão de mais uma conexão ajude a baratear os serviços de internet no país, além de ampliar a capacidade de transmissão de dados. O governo também considera o novo cabo um projeto estratégico em relação à segurança digital, minimizando a interferência dos Estados Unidos nas comunicações.
A Telebras também anunciou um pré-entendimento com as empresas Silica Networks Argentinan S.A. e Silica Networks Chile S.A. para construir, operar e manter uma rede de fibra ótica para estabelecer uma conexão entre o Brasil e a Argentina. A conexão vai da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, até a cidade de Paso de Los Libres, província de Corrientes. O cabo ainda teria uma ligação direta ao Chile, abrindo acesso às redes na costa do Oceano Pacífico.

Nenhum comentário: