segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lavar pratos nunca mais

A pilha de louças sobre a pia da cozinha costuma ser alvo de discórdia na hora de dividir as tarefas domésticas. Acredite ou não, a ciência está mais perto de solucionar esse dilema. Designers da empresa sueca de louças Tomorrow Machines acabam de criar um tipo de louça feita de um material hidrofóbico que repele sujeira e líquido sem a necessidade de produtos químicos.
As designers Hanna Billqvist e Anna Glansén, da Tomorrow Machines, desenvolveram o projeto através de uma parceria entre o KTH Royal Institute of Technology e o Swedish Forest Industries Federation. O composto que possibilita a “auto limpeza” é feito à base de fibras de celulose. “O material torna-se tão duro como um produto de cerâmica convencional, mas com as vantagens de ser leve e de não se partir ou rachar se cair”, diz Billqvist. Os primeiros protótipos da invenção são uma bacia e um prato.
Glansén afirma que o produto é seguro e feito de substâncias naturais. Segundo ela, para limpar esse tipo de louça basta entornar o conteúdo. “Existem vários tipos de produtos altamente hidrofóbicos no mercado, mas nenhum deles está relacionado à alimentação, pois contêm produtos químicos em sua composição. Nossa técnica tem produtos naturais como base”, garante Anna. Espera-se que o produto esteja disponível para venda em 2035.
Não é a primeira vez que um produto do tipo é lançado. Em 2012, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um spray capaz de transformar a superfície de garrafas impermeáveis.

No vídeo abaixo o produto foi borrifado em uma garrafa que, posteriormente, foi cheia com ketchup.

Nenhum comentário: