quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ANO NOVO: o que muda para o brasileiro

O brasileiro pode esperar algumas mudanças para o ano de 2014, que começa nesta quarta-feira (1º). Quando se trata de economia, uma das principais novidades é o salário mínimo, que vai passar de R$ 678 para R$ 724 a partir de janeiro, um reajuste de 6,78%, anunciado pela presidente Dilma Rousseff em sua conta noTwitter. No entanto, como o salário aumentou, e a tabela do IR não acompanhou na mesma proporção, mais brasileiros vão pagar imposto em 2014.
E quem quiser viajar para o exterior este ano terá que mexer no bolso, devido ao aumento no IOF para saques fora do país e cartões pré-pagos. Também é preciso ficar atento se seu objetivo é comprar um carro novo: o imposto sobre os automóveis aumenta hoje; o do carro 1.0, por exemplo, passa de 2% para 3%. A alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e painéis também aumenta este mês.
Mudanças na saúde também marcarão 2014. Os planos de saúde terão de cobrir exames para 29 doenças genéticas e, a partir de 2 de janeiro, o custo de 37 medicamentos orais contra o câncer. Já a partir de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos. Mais tarde, em novembro, novidade na tecnologia. A velocidade mínima da banda larga vai passar a ser de 80% na média mensal e de 40% a instantânea.




Nenhum comentário: