Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Tório o combustível do futuro

Combustível a base de elemento químico poderia fazer com que você nunca mais precisasse abastecer seu carro. Pelo menos por no mínimo 100 anos. Você poderia, por exemplo, comprar um carro 0km que possua esse tipo de motor com o “tanque cheio” direto da loja e nunca mais teria que colocar combustível. Isso porque muito provavelmente o componente radioativo que alimenta o motor iria durar muito mais tempo do que o próprio carro. Seria um carro completamente sustentável.
Mas afinal, qual seria esse combustível? O Tório (Th).  Um elemento químico considerado um dos materiais mais densos do planeta e que, pasmem, tem esse nome, pois foi inspirado no deus do trovão Thor. Ele é considerado ligeiramente radioativo, mas não traria problemas para a saúde das pessoas. Como exemplo, a empresa que está trabalhando no desenvolvimento do motor à Tório explica que a exposição à radioatividade gerada pelo motor (caso houvesse vazamento) seria muito menor do que a de um Raio-X dentário.
Para critério de comparação, um grama (1g) de Tório (Th) é capaz de gerar 28 milhões de vezes mais energia do que 1ml de gasolina. A empresa Laser Power Systems criou um motor que usa Tório em pequenos pedaços como energia para um feixe de laser que por sua vez aquece uma porção de água ao ponto de criar vapor suficiente para mover uma turbina que gera a energia.
Apesar dessa comparação com o motor veicular, a empresa Laser Power Systems está trabalhando nesse conceito para utilizar o motor principalmente em outras aplicações. Segundo o CEO da empresa, Dr. Charles Stevens, afirmou ao Mashable, com uma turbina de Tório do tamanho de um ar-condicionado convencional seria possível fornecer energia suficiente para alimentar um escritório inteiro, ou até mesmo um hotel. Ainda com uma visão sustentável o CEO afirma que seria possível alimentar até mesmo pequenas cidades inteiras que não possuem energia elétrica distribuída.
O motores em que a empresa está trabalhando tem o peso total de 250Kg e poderiam facilmente ser instalados dentro de carros convencionais. Quem sabe o futuro do combustível não está aí, no metal inspirado no deus nórdico Thor.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//