sábado, 2 de novembro de 2013

O mundo da tecnologia: a vez agora e delas

Houve um tempo em que a tecnologia era destinada a jovens com óculos “fundo de garrafa” e camisas por dentro das calças. Nesse período, a maioria esmagadora das pessoas que tinham acesso a computadores era composta por homens e isso se manteve dessa forma por muitos anos. Demorou para que a informática deixasse de ser algo restrito — algo que excluía pessoas que não fossem “de exatas” e também com menor poder aquisitivo.
Outro grupo que ficou de fora durante esse tempo foi o das mulheres. Como a informática era muito mais presente em cursos de engenharia, computação e outras áreas afins — nichos que são, historicamente, dominados por homens —, essa “segregação” acabou sendo facilitada. E atualmente, como anda esse cenário? A resposta é bem mais igualitária do que se pensa.
As mulheres, hoje, são muito mais presentes do que os homens em diversas áreas da informática. E, se utilizarmos as redes sociais como um termômetro para isso, chegamos à conclusão de que elas estão dominando rapidamente mais um dos segmentos que era caracterizado pela presença masculina: a internet. Você já tinha imaginado que os homens perderiam esse espaço?
O instituto Pew Research realizou uma pesquisa entre dezembro de 2009 e dezembro de 2012 para chegar a conclusões bem interessantes acerca do número de pessoas que acessam redes sociais com frequência. Levando em consideração apenas aquelas com acesso regular à internet, os especialistas chegaram a marcas bem interessantes: 74% das mulheres e 70% dos homens têm perfis em serviços deste tipo, nos Estados Unidos — no Brasil, o número chega aos 90%.
E a pesquisa também revelou quais redes sociais chamam mais a atenção dos internautas. O Facebook, como já era de esperar, ficou na liderança da pesquisa (72% das mulheres e 62% dos homens internautas acessam o serviço). Logo em seguida, vemos o Pinterest, que chama a atenção de 25% delas (contra 5% deles), e o Twitter (que reúne 17% das usuárias norte-americanas).
O Instagram também foi bem citado nas pesquisas e apareceu com 16% de aprovação das mulheres. Tumblr surge com 6% e o Reddit com apenas 4%. É válido dizer que, segundo o Pew Research, as mulheres já mostram mais aprovação às redes sociais desde março de 2008 — sempre apresentando um percentual maior do que o referente aos homens.





Nenhum comentário: