sábado, 2 de novembro de 2013

O maior túnel submerso do mundo

O reinado do sultão otomano Abdul Mejid durou de 1839 a 1861. Durante este período o sultão cultivou o sonho de conectar a Ásia à Europa através de uma passagem subterrânea no estreito do Bósforo.
Após 150 anos, o primeiro ministro turco Recep Tayyip Erdogan inaugurou na última terça-feira, 29, o Marmaray, o maior túnel subterrâneo do mundo que ligará os dois continentes. O túnel se estende por 76 km, sendo 1,4 km no fundo do mar.
A construção do Marmaray começou em 2004 e seu custo total foi de US$ 3 bilhões. A previsão é que até 2025, mais de um milhão de pessoas utilizem o túnel. A ideia está sendo considerada uma maravilha da engenharia até mesmo pelos críticos do projeto.
Ex-governador de Istambul, Erdogan governa a Turquia ao estilo imperialista. Seu gosto pela grandiosidade já foi alvo de intensos protestos, quando o primeiro-ministro anunciou que iria demolir o Parque Gezi, uma das últimas áreas verdes que ainda existem no centro de Istambul, para construir uma gigantesca mesquita.

Nenhum comentário: