quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Telefonia: pagamentos com o celular

Já no início do ano que vem, o novo meio de pagamento eletrônico pode estar disponível no país. As operadoras de telefonia estão finalizando os testes para que os celulares comecem a funcionar como cartão já em 2014.
Os clientes interessados em fazer pagamentos com o celular irão autorizar o banco a transferir os dados de sua conta à operadora de telefonia que os inserirá no chip. A partir daí, o cliente não precisará mais do cartão.
Além de pagamentos, também será possível fazer saques e transferências apenas aproximando o aparelho da máquina. Mas ainda não há um consenso sobre a necessidade do uso de senha.
Para o diretor dos serviços digitais da Telefônica/Vivo, Maurício Romão, os bancos é que devem determinar em quais segmentos o uso da senha será necessário. “Por exemplo, um segmento com muita fraude, como uma joalheria, pode exigir senha em qualquer valor. Já para pedágios ou compras com valores baixos, não precisaria”, diz.
]Apesar de o setor estar otimista em relação à novidade, ainda há quem encare com desconfiança  o pagamento via celular, como Ricardo Vieira, diretor executivo da Abecs, que diz que ainda não há um case de sucesso que comprove que este meio de pagamento deu certo.
Já Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial, considera o meio de pagamento “incipiente”. Ele vê um apelo junto à geração jovem, conforme for entrando no mercado de consumo.

Nenhum comentário: