quinta-feira, 17 de outubro de 2013

?Júpiter e Saturno: ‘chuva de diamantes’, será¿

Uma pesquisa apresentada no encontro anual da divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Americana de Astronomia, realizado em Denver, nos EUA, revelou que Júpiter e Saturno podem ter “chuva de diamantes”.
A descoberta foi anunciada por dois cientistas norte-americanos. Segundo eles, durante as tempestades nesses planetas, os raios liberam átomos de carbono, que se transformam em grafite e depois em diamante.
Os cientistas afirmaram também que, dependendo das condições, os “granizos” de diamante podem até mesmo derreter. Seriam mil toneladas de diamantes todos os anos. Eles acreditam que os maiores diamantes tenham cerca de um centímetro de diâmetro.
O cientista Kevin Baines, da Universidade de Winsconsin-Madison e do Laboratório de Propulsão da Nasa, diz que as pessoas lhe perguntam: “‘como você pode ter certeza se não tem como ir para lá?’ Bem, tudo é uma questão química. E acreditamos que estamos bastante certos”.
A descoberta ainda precisa ser analisada por outros cientistas. Especialistas ouvidos pela BBC afirmaram, entretanto, que a possibilidade de uma chuva de diamantes “não pode ser desconsiderada”.

Nenhum comentário: