terça-feira, 8 de outubro de 2013

ARMAS NUCLEARES: um acidente pode ser inevitável

Como o mundo se tornou tão complacente com armas nucleares? Eric Schlosser, um jornalista investigativo, suspeita que mentes racionais não consigam realmente apreender a realidade do poder destrutivo delas.
Ele se recorda de ter crescido nos anos 70, quando se falava de um armagedom nuclear, e de vir a encarar tais armas como uma ficção aterrorizante. O novo livro de Schlosser, “Command and Control”, pretende relembrar os verdadeiros riscos dos acidentes nucleares.
Uma vez que as armas nucleares não podem ser desinventadas, o autor cita especialista – entre eles militares e cientistas nucleares – que acham que a solução menos arriscada pode ser um “dissuasor mínimo” de algumas centenas de ogivas americanas, sendo que os outros países do mundo seriam avisados de antemão onde elas poderiam ser disparadas. O status quo, todos concordam, é aterrorizante: trata-se de esperar até que um acidente aconteça.
Essas afirmações podem parecer pouco críveis, mas o crédito cabe a Schlosser por, através de uma acumulação paciente de evidências, forçar os leitores a examinarem suas ideias com seriedade.


Nenhum comentário: