sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Issus: o inseto que usa engrenagens

A união de engrenagens rotativas, tal como na caixa de engrenagem de um carro, era considerada há muito tempo como uma solução criada por homens para transmitir o movimento. No entanto, em vez de ter sido uma máquina a primeira a usar engrenagens, tudo indica que a natureza já tinha chegado primeiro. Na semana passada membros jovens de um gênero de insetos parrudos chamado Issus foram mostrados usando engrenagens para saltar entre plantas.

Acredita-se que essa seja a primeira observação de engrenagens mecânicas em uma estrutura biológica. A descoberta foi feita por uma equipe liderada por Malcolm Burrows da Universidade de Cambridge com ouso de uma combinação de análises anatômicas e vídeos de alta velocidade. Suas descobertas, publicadas no periódico Science, mostram que as engrenagens nas patas traseiras de Issus, os quais podem ser vistos saltitando pelos jardins europeus, são extraordinariamente similares àquelas usadas em carros e bicicletas.


O que é mais intrigante é que os dentes das engrenagens têm extremidades arredondadas nos pontos em que se encontram – uma característica usada por engenheiros em engrenagens devido a uma função de absorção de choques para impedir que os dentes se quebrem. As engrenagens dos insetos são usadas em suas patas traseiras para emparelhá-las e sincronizar o movimento durante saltos vigorosos. Sem a precisão garantida pelas engrenagens, um Issus giraria sem controle.

Nenhum comentário: