Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

domingo, 11 de agosto de 2013

Competição por recursos cada vez mais escassos pode se tornar violenta

O clima da Terra está mudando, independente do desejo das pessoas. Como costuma acontecer, outras mudanças – como a elevação do nível dos mares e a queda da produtividade das safras – se seguem. É fácil enxergar como isso pode gerar conflitos. A competição por recursos cada vez mais escassos como terras cultiváveis pode se tornar violenta. À medida que o preço dos alimentos sobe, os pobres que dedicam uma parte maior de sua renda a eles, são mais atingidos que os ricos, o que exacerba a desigualdade de renda e cria ressentimento, mal-estar e, possivelmente, violência.
No entanto, ainda não se sabe se essas coisas de fato acontecerão. Agora Solomon Hsian, da Universidade da Califórnia em Berkeley e seus colegas chegaram à perturbadora conclusão de que sim, elas acontecerão. Conforme afirmam no periódico Science, a mudança climática de fato fomenta o conflito, de guerras fronteiriças ao homicídio.
O dr. Hsian, que então estava em Princeton, não podia realizar o santo graal da pesquisa científica, um experimento controlado, uma vez que isso requereria que o clima fosse alterado para uma amostra aleatória de uma população, mas não para outra, enquanto todos os outros aspectos do meio ambiente da amostra fossem mantidos iguais. Então ele e sua equipe recorreram a segunda melhor opção: eles comparam a mesma população a si mesma, em diferentes momentos ao longo da história, quando a maioria das coisas (estrutura social, geografia, economia e política) eram mais ou menos iguais, embora o mesmo não fosse verdade para o clima e a prevalência de conflitos.
Os resultados não deixam espaço para dúvidas: temperaturas mais altas e padrões pluviométricos mais extremos (que geram secas ou enchentes) realmente coincidem com uma frequência maior de conflitos para todos os tipos de violência.



Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//