quinta-feira, 25 de julho de 2013

Os MOOCs preocupando as universidades tradicionais

Universidades famosas, algumas com séculos de experiência, foram forçadas a contemplar a possibilidade de que a tecnologia da informação torne o modelo de negócios existente obsoleto. Enquanto isso, os MOOCs (sigla em inglês para cursos on-line abertos de larga escala) se multiplicaram em número, recursos e matrículas – embora não tenham encontrado um modelo de negócios próprio.
Certamente há muitos experimentos sendo feitos com modelos de negócios. Os MOOCs em si podem ser gratuitos, mas os seus organizadores creem que haverá muitas oportunidades de geração de receita.
Além da incerteza quanto a qual modelo de negócios gerará lucros, há discordâncias em relação ao tamanho do mercado. Alguns enxergam um jogo de soma zero ou negativa, em que fornecedores on-line baratos consigam reduzir radicalmente o custo da educação superior e coloquem muitas instituições tradicionais contra a parede. Outros acreditam que esse efeito será ofuscado pela enorme ampliação do acesso à educação superior propiciado pelos MOOCs.


Nenhum comentário: