Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quarta-feira, 3 de julho de 2013

¿Espionagem brasileira: será?

Timidamente, o assunto foi ventilado na Imprensa nacional: a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estaria monitorando as informações de usuários no Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. O objetivo seria coletar dados sobre as manifestações que ocorrem pelo País, sob as mais diferentes reivindicações, por meio do Mosaico, um programa que monitora cerca de 700 termos de interesse do governo brasileiro.
A informação, divulgada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” no final do mês passado, dá novo fôlego ao debate sobre a privacidade na web. Porém, enquanto que nas redes sociais o conteúdo é aberto para quem quiser ler - desde que suas informações não sejam limitadas aos seus contatos, no Whatsapp o conteúdo é privado, via mensagem de celular para celular. E aí vem a dúvida: teria a Abin um acordo com as operadoras de telefonia para ter acesso às conversas? Se sim, partimos para uma questão bem além da privacidade on-line: a quebra de sigilo telefônico que, no País, só é permitida com ordem judicial. Enquanto que nos EUA a espionagem foi autorizada pelo Congresso, segundo o governo, aqui estaria tudo sendo feito à revelia da lei. Será?

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//