sábado, 1 de junho de 2013

Os países mais felizes do mundo

A Austrália foi eleita pela terceira vez o país mais feliz do mundo, de acordo com um ranking realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
O ranking analisa os 34 membros da organização, mais dois parceiros-chave (Brasil e Rússia). Entre os quesitos analisados estão: renda, saúde, segurança e moradia. A Suécia aparece na segunda colocação, seguida de Canadá, Noruega, Suíça, EUA, Dinamarca, Holanda, Islândia e Grã-Bretanha.
“A Austrália teve um desempenho excepcionalmente bom na medida de bem estar, como se pode ver pelo fato dela figurar entre os países melhor colocados em um grande número de tópicos do ‘Index da Vida Melhor’”, diz o relatório.
Mais de 73% dos australianos entre 15 e 64 anos possui trabalho remunerado e a expectativa de vida no país é de 82 anos. Os índices são considerados altos pela OCDE. Segunda a organização, a Austrália foi o único país a evitar a recessão global de 2009. Outro critério importante foi a forte economia do país, que fez o dólar australiano atingir os melhores patamares em 30 anos.
O Brasil aparece na 33ª posição, uma posição acima do ano anterior. De acordo com dados da OCDE, o país conseguiu melhorar a qualidade de vida da população e mais brasileiros demonstraram satisfação com seu dia a dia. Porém, a renda familiar da população de cerca de US$ 23 mil anuais ainda está abaixo da média da organização.


Nenhum comentário: