quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nanotecnologia para purificação e tratamento da água

Agências das Nações Unidas querem explorar o potencial da nanotecnologia para purificar e tratar águas residuais.
Os defensores do método dizem que este possibilita manipular átomos e moléculas ao reduzi-los até ao nível desejado, o que pode permitir criar novas formas da sua utilização a baixo custo.
Na mira está o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio sobre o acesso à água potável e ao saneamento básico, além da agenda global pós-2015, orientada para o desenvolvimento sustentável.
A tecnologia é vista como uma possível "solução sustentável e inovadora" para alcançar as metas pela Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e a Agência da ONU para o Desenvolvimento Industrial, Unido.
Até esta sexta-feira, especialistas reunidos na capital da Eslováquia, Bratislava, apresentaram resultados de várias investigações sobre as possíveis aplicações da nanotecnologia na água. Os estudos incluíram as tecnologias de membranas melhoradas, a remoção de bactérias e de outros poluentes.
Foram também realizadas pesquisas sobre produtos farmacêuticos e a despistagem de contaminantes, o controlo da qualidade da água e a recuperação dos sistemas de águas poluídas.P
Por outro lado, foi abordada a maior reutilização de águas residuais, a dessalinização e a prática da agricultura intensiva com menos água.
Os peritos alertaram, entretanto, que é preciso que haja uma abordagem equilibrada para aplicar a nanotecnologia na água. Os riscos apontados estão associados com a toxicologia e os impactos sobre o Homem e o meio ambiente.
O outro alvo dos debates foram questões éticas, devido às incertezas relacionadas aos riscos ambientais e de saúde.
O envolvimento comunitário na decisão sobre a aplicação da tecnologia para as necessidades locais também foi discutido, nomeadamente sobre como a nanotecnologia poderá garantir água limpa em escolas de aldeias de países em desenvolvimento.
Fonte-radioonu


Nenhum comentário: