quarta-feira, 1 de maio de 2013

Transposição do Rio São Francisco, outro elefante branco¿


Orçada em R$ 8,2 bilhões, a obra de transposição do Rio São Francisco está se transformando em um elefante branco.
Enquanto o Nordeste enfrenta sua pior seca dos últimos 40 anos, as estruturas montadas para receber as águas desviadas se deterioram sem nunca ter desempenhado o papel a que foram destinadas.
A obra foi idealizada em 2007 e estava prevista para ser entregue em 2010. Porém, com apenas 43% do empreendimento concluído, a data para o início do funcionamento foi revisada para 2015.
Inicialmente, a empreitada contava com mais de 9 mil operários. Agora, uma recente reportagem do jornal O Globo percorreu três canteiros da obra, encontrando  somente três trabalhadores.
Os estados que deveriam ser beneficiados com a transposição estão sendo prejudicados pelo atraso. Obras concluídas com a ajuda da União para captar as águas do Rio São Francisco estão sem uso e corre o risco de entrar em colapso.
O secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, José Almir Cirilo, culpa a desistência das empreiteiras pelo atraso das obras. “O maior problema da transposição é no coração do sistema. A desistência de empreiteiras atingiu duas estações elevatórias”, disse Cirilo.
Contudo, um secretário do governo que não quis se identificar disse que a obra está sendo executada de forma precária. “Os canais da transposição não possuem emendas e ninguém pode usá-los. A obra se transformou em uma bagaceira, e, do jeito que vem sendo executada, não serve para nada”, disse o secretário.
Enquanto isso, mais de 1.400 municípios do Nordeste estão sendo afetados pela seca. Muitos já decretaram estado de emergência.
Fonte - opinião

Nenhum comentário: