Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pesquisa: fio de cabelo pode revelar risco de doença cardíaca


 

Um estudo realizado pelo Centro Médico Erasmus, da Universidade de Roterdã, na Holanda, revelou que fios de cabelo podem ser eficazes para detectar o risco de doenças cardíacas.
De acordo com os pesquisadores, a análise do fio capilar permite medir o nível de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”) presente no organismo ao longo dos últimos meses. A técnica é considerada mais eficaz do que a análise feita através de exame de sangue, já que a amostra revela apenas o nível de cortisol presente no organismo no momento do exame.
Durante o estudo, os pesquisadores analisaram amostras de cabelo de três centímetros, tiradas de perto do couro cabeludo de 283 voluntários, com idade entre 65 e 85 anos. Através das amostras de cabelo os pesquisadores conseguiram medir o nível de cortisol presente no organismo de cada voluntário nos últimos três meses.
Segundo os pesquisadores, os voluntários que apresentaram maior nível de cortisol no fio capilar estão mais propensos a desenvolver doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, insuficiência arterial periférica ou diabetes. O estudo foi publicado no periódico Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.
“Os dados mostram uma clara conexão entre os altos níveis de cortisol presentes na fibra capilar e a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares”, diz Elisabeth van Rossum, uma das autoras do estudo.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//