quinta-feira, 11 de abril de 2013

E4U: novo protótipo da Hyundai





A montadora Hyundai apresentou o protótipo E4U, um veículo supercompacto desenvolvido para o transporte individual. Não só pela funcionalidade que o projeto se destaca, mais também pelo desenho totalmente fora do comum.
O modelo E4U tem o formato de ovo e sua altura não passa de 1,50 metro. Além disso, toda “carroceria” do conceito é de plástico transparente, o que o torna muito leve. Segundo a marca, o veículo pesa apenas 80 kg.
O protótipo possui motor elétrico de 500 watt, com cerca de 0,6 cv, e atinge até 30 km/h de velocidade máxima, o que segundo a marca é o suficiente para curtos deslocamentos em vias urbanas. O projeto coreano, todavia, possui um pequeno banco para o motorista, enquanto no veículo na marca americana o condutor viaja de pé.
 O mecanismo funciona com uma roda propulsora, fixada embaixo da carroceria, enquanto duas pequenas rodas na traseira mudam a trajetória do veículo. Os comandos de aceleração e direção do protótipo são acionados apenas com os pés e o motorista ainda pode viajar com a cabeça protegida por um “capacete-parabrisa”, que posteriormente pode ser guardado no topo do veículo, selando a “casca do ovo”.
De acordo com a fabricante, o nome do projeto é inspirado em quatro palavras que começam com a letra E: evolução, eletricidade, “eco-friendly” (sustentável) e, claro, “egg” (ovo, em inglês). A Hyundai, no entanto, ainda não divulgou se vai produzir o veículo em série.

Nenhum comentário: