domingo, 3 de março de 2013

Pesquisa: construtoras com novos horizontes


Os municípios de São Lourenço da Mata, Paulista e Ipojuca aparecem como as novas áreas de interesse para as construtoras em 2013. O IVV (Indicadores de Velocidade de Vendas), apurado pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) já aponta para um deslocamento do mercado de bairros mais valorizados na Zona Sul do Recife. Segundo o IVV, isso pode ser constatado pela queda de 0,5% do indicador nas áreas tradicionais, em janeiro. A tendência de descentralização começou a ser percebida ainda no ano passado.
Para Eduardo Moura, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o índice de 0,5% trazido na pesquisa atesta esse deslocamento para novos bairros. “A queda apresentada pelo IVV pode ser vista de forma favorável, com uma mudança do setor para locais antes indiferentes ao mercado. Hoje não se tem mais um número bom de ofertas em bairros já consolidados como Boa Viagem, por exemplo. Regiões intermediárias estão sendo beneficiadas”.
A falta de boas ofertas de terreno em áreas como a Zona Sul também contribui para o surgimento de outros polos na construção civil. “Bairros que antes não eram vistos de forma atrativa para as empresas e que nem apareciam nas pesquisas, hoje se mostram favoráveis na implementação de projetos imobiliários”, salienta a economista Danyelle Monteiro, responsável pela pesquisa.
"Bairros que não eram vistos de maneira atrativa para as empresas, hoje se mostram favoráveis”, Danyelle Monteiro, economista responsável pela pesquisa do IVV Danyelle elenca também o bom momento para investir nessas regiões, que têm recebido novos empreendimentos, e o favorecimento do Minha Casa, Minha Vida, que viabiliza a procura em projetos com o custo menor. “Há um reconhecimento de que algumas facilidades de financiamento, como o programa do governo federal, aumentaram o leque de novos compradores por empreendimentos com valores mais em conta”, conclui.

Nenhum comentário: