domingo, 10 de março de 2013

Novo tratamento no combater a anorexia


No Canadá, um novo tratamento contra a anorexia nervosa promete oferecer uma alternativa a pacientes que já estavam perdendo as esperanças. O tratamento consiste em implantar um marca-passo cerebral que envia impulsos elétricos a regiões do cérebro responsáveis pelo prazer e pela ansiedade.
O dispositivo foi testado com sucesso em seis voluntárias, com idade entre 24 e 57 anos, que apresentavam a forma crônica da anorexia. Cinco delas já haviam sido internadas em decorrência da doença e quatro já precisaram ser alimentadas por sondas no hospital.
O marca-passo cerebral é controlado por um aparelho emissor de pulsos elétricos direcionados à uma região próxima ao corpo caloso. Segundo o médico Andres Lozano, que liderou a pesquisa, a estimulação afetou regiões ligadas à ansiedade e ao humor e contribuiu para o controle de sintomas em mais da metade das voluntárias.
Após receber o dispositivo, as pacientes foram acompanhadas por nove meses. Nas primeiras semanas após a cirurgia, todas apresentaram perda de peso, mas, a partir do terceiro mês, começaram a apresentar um aumento significativo de peso. Os médicos também notaram melhora dos níveis de ansiedade na maioria delas.
De acordo com o psiquiatra Táki Cordás, do Hospital das Clínicas de São Paulo, metade das pessoas com anorexia não responde aos tratamentos, que combinam terapia, orientação nutricional e drogas psiquiátricas. Para Cordás, apesar de experimental e de não excluir o uso dos remédios, a técnica em teste no Canadá merece atenção. “Reduzir a ansiedade faz o paciente ganhar peso mais rápido”, diz o psiquiatra.
Fonte - opinião

Nenhum comentário: