segunda-feira, 18 de março de 2013

Nanotecnologia: mais investimentos do governo


Representantes do Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN) se reuniram, no dia 12, em Brasília (DF), para discutir ações que possam colocar a área dentro da pauta de investimentos públicos.
O encontro foi presidido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata. Um dos principais tópicos debatidos foi a necessidade de regulamentação para o setor que deverá ajudar em assuntos associados a normas técnicas e melhores práticas.
Além de regulamentar a nanotecnologia, os integrantes do CIN conversaram sobre a necessidade de crescimento do aporte financeiro para a área. Como o tema está presente em diversas pastas do executivo, existe a possibilidade de haver duplicidade de ações.
Para evitar superposição entre as demandas, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologia do MCTI, Flávio Plentz, sugeriu o lançamento de chamadas públicas em parceria. Outra ação defendida pelo dirigente é que cada instituição faça um levantamento das demandas para que o grupo desenvolva um estudo minucioso sobre o tema, podendo dessa forma direcionar melhor os investimentos.
Simultaneamente aos debates, o comitê trabalha para concluir o documento da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN). O documento, que em breve estará disponível, servirá de guia para ações governamentais.
Fonte-agenciagestao

Nenhum comentário: