segunda-feira, 4 de março de 2013

Marinha do Brasil: primeiro estaleiro de submarinos nucleares é inaugurado


O Brasil está prestes a fazer parte do seleto grupo de países que têm submarinos de propulsão nuclear. Na última sexta-feira, 1, a presidente Dilma Rousseff declarou que apesar de estar comprometido com a paz, o país necessita de mecanismos de defesa. O anúncio foi feito durante a inauguração do primeiro estaleiro de submarinos nuclear da América Latina, na cidade de Itaguaí, Rio de Janeiro.
Batizada de Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem) a fábrica faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), uma parceria entre Brasil e França que visa aprimorar a Marinha brasileira.
“Inaugurando estas instalações nós entramos para o seleto grupo de países que possuem submarinos de propulsão nuclear: Estados Unidos, Rússia, França, Inglaterra e China”, disse Dilma. O Brasil já detém a tecnologia de enriquecimento de urânio necessária para produzir combustível nuclear e planeja utilizar a técnica para proteger reservas de petróleo submarinas e os 8.500 km de costa marítima do país.
Segundo a presidente, a aliança com a França deve ser bem supervisionada a fim de garantir que essa tecnologia chegue ao país em harmonia com os acordos firmados com a França, há quatro anos.
De acordo com o contrato, a França enviará os primeiros quatro submarinos convencionais em 2017, enquanto o submarino de propulsão nuclear chegará ao país em 2023. A França também planeja vencer um contrato avaliado em R$ 7 bilhões para modernizar a frota aérea do Brasil.
Fonte - opinião

Nenhum comentário: