Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

domingo, 31 de março de 2013

Entenda porque a Páscoa cai em dias diferentes a cada ano



A Páscoa é um feriado determinante para o ano letivo escolar e a data dos feriados. Este ano ela cairá no dia 31 de março para os cristãos ocidentais, e no dia 5 de maio para os orientais. Dependendo do hemisfério, ela pode variar de data em até um mês de diferença. Mas por que a data da Páscoa varia tanto?
De acordo com a bíblia, Jesus teve a última ceia com seus discípulos na noite da Páscoa judaica, foi morto no dia seguinte (sexta-feira santa) e ressuscitou no domingo, quando se comemora a Páscoa cristã. O início da Páscoa judaica é determinado pela primeira lua cheia do equinócio da primavera, que pode acontecer em qualquer semana.
Para assegurar que a Páscoa caia no domingo, o Conselho de Nicéia, realizado em 325 DC, determinou que a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo de lua cheia do equinócio de primavera. Mas há um problema: se a primeira lua cheia cair em um domingo, a Páscoa judaica será celebrada uma semana antes da Páscoa. Para confundir ainda mais, o Conselho de Nicéia estabeleceu que a data do equinócio de primavera seria 21 de março, dia em que ocorreu o conselho, e introduziu uma tabela para definir a data das luas cheias que não está alinhada com a dos dias atuais.
A data mais cedo para comemorar a Páscoa ocorre quando a primeira lua cheia do equinócio cai no dia 21 de março, em um ano em que esta data cai em um sábado. Assim, a Páscoa é celebrada no domingo, 22 de março. Já a data mais tardia para a comemoração da Páscoa acontece quando a primeira lua cheia cai no dia 20 de março. Assim, a primeira lua cheia após 21 e março só aparecerá 29 dias depois, em 18 de abril. Caso 18 de abril caia em um domingo, a Páscoa é celebrada em 25 de abril.
A diferença da data em que a Páscoa é comemorada no Ocidente e no Oriente, se deve ao fato de que o Oriente utiliza o calendário juliano, que está 13 dias atrás do calendário gregoriano, utilizado pelos ocidentais. Várias propostas já foram consideradas para mudar a forma como a data da páscoa é calculada, mas até que haja um consenso, a data continuará variando em um espaço de cinco semanas.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//