sexta-feira, 8 de março de 2013

Celulares podem auxiliar na previsão do tempo


A previsão do tempo requer uma enorme quantidade de dados, muitas vezes reunidos por meio de alta tecnologia, como satélites e radares, ou através da tecnologia básica, como os medidores de chuva, que nada mais são que tubos com funis fixados em lugares altos como telhados.
Porém, Aart Overeem, do Instituto Real de Meteorologia da Holanda, calcula juntamente com sua equipe novas maneiras de prever o tempo. A ideia é oferecer uma cobertura ampla com detalhes precisos, utilizando algo que atualmente é onipresente: sinais de telefonia móvel.
O esquema parte do princípio de que a chuva dificulta a viagem pela atmosfera de certos tipos de ondas magnéticas. Ao medir o coeficiente dessa tensão você tem uma plena ideia da probabilidade de chuva. Embora a ideia em si não seja nova, Overeem e sua equipe vêm aplicando com sucesso a técnica em um país inteiro, como relatou a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Usando dados de cerca de 2.400 ligações entre estações pertencentes à T-Mobile, uma das três operadoras da Holanda, eles foram capazes de gerar um mapa de chuva de todo o país atualizado a cada 15 minutos.
A tecnologia é simples e prática, mas não é infalível. Neve e chuvas de granizo são mais difíceis de serem detectadas pelas ondas magnéticas. Além disso, existe o fato de que a telefonia móvel é mais presente em áreas urbanas, lugares que já contam com aparelhos eficazes de previsão do tempo. Longe dos centros urbanos a cobertura é notavelmente menos precisa.

Nenhum comentário: