domingo, 3 de março de 2013

Barreira do Inferno: operação Barreira IX


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN) prepara a Operação Barreira IX que será realizada no período de 11 a 15 de março de 2013. O lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) está previsto para às 15 horas do dia 13.  A duração do voo, que compreende o tempo da decolagem até o impacto, está estimada em 2 minutos e 45 segundos, com apogeu e alcance aproximados de 32 e 17 km, respectivamente.
A operação tem o objetivo de lançar e rastrear o foguete com carga útil tecnológica e sem carga útil científica com a finalidade de manter o treinamento operacional da instituição. O lançamento vai possibilitar ainda a obtenção de dados para qualificação e certificação do foguete, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
Barreira IX envolve direta e indiretamente 450 servidores, incluindo civis e militares. Além do CLBI, participam desta operação Agência Espacial Brasileira (AEB), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Instituto de Fomento Industrial (IFI), 3º Distrito Naval, Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e AVIBRAS.
Fonte - fab

Nenhum comentário: