sábado, 16 de fevereiro de 2013

O primeiro olho biônico do mundo


Pela primeira vez, reguladores dos Estados Unidos aprovaram uma prótese de retina conhecida como “olho biônico”. Segundo a Food and Drug Administration, a prótese pode ser usada para tratar alguns tipos de cegueira, enviando estímulos elétricos para as retinas de indivíduos que sofrem de retinite pigmentosa.
A prótese, batizada de Argus II, já está disponível na Europa e, embora não tenha a capacidade de curar a cegueira, pode melhorar a visão de indivíduos que não enxergam quase nada.
“A prótese representa um grande passo no tratamento de pacientes que estavam ficando sem opções”, diz Robert Greenberg, chefe executivo da Second Sight, empresa que criou o dispositivo.
O dispositivo é feito de eletrodos implantados na retina que captam as imagens feitas por uma câmera acoplada em um óculos. A informação captada é enviada para o cérebro e processada normalmente como uma imagem.
Por enquanto, a tecnologia permite que o paciente veja apenas em preto e branco, mas os cientistas esperam, em breve, aprimorar o dispositivo para permitir a visualização de cores.
“O fato de que muitos pacientes poderão usar o Argus II em suas atividades diárias para reconhecer letras e localizar a posição de objetos foi além dos nossos sonhos. Esperamos aprimorar ainda mais o dispositivo”, diz Mark Humayun, médico e professor de medicina na Universidade do Sul da Califórnia, que participou no desenvolvimento da prótese.

Nenhum comentário: