quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Internet: Governos querem aprimorar a identificação


Ser anônimo na internet pode ser bom para hackers, mas, para a maioria das pessoas, provar idade e sexo em sites é algo bem desgastante.
Pensando nisso, governos vêm dando forma à ideia das identidades online. O documento virtual poderia coibir fraudes, manter crianças longe de conteúdos para adultos e impulsionar o comércio online. Além disso, a identidade virtual pode reduzir os custos da administração pública, colocando serviços públicos online.
A ideia consiste em facilitar a vida para todos. Em vez de ter de lembrar inúmeras senhas e logins diferentes, bastaria uma credencial autenticando idade, sexo e nacionalidade. Dessa forma, seria possível provar a uma rede social que você é maior de idade, por exemplo. Esse sistema melhoraria a segurança na internet, reduzindo o risco de pessoas que confiam informações pessoais em diversos sites, alguns deles mal protegidos.
Para obter uma identidade virtual seria necessário fornecer uma cópia de um documento, como o passaporte, mais algumas informações básicas. Um sistema privado de tecnologia verificaria os dados e emitiria o documento virtual.
Algumas pessoas são contra a ideia, temendo que as informações sejam repassadas a setores comerciais e questionando a segurança do sistema privado. Porém, muitos são a favor, argumentando que entregar informações pessoais à empresas não é algo novo.           Fazemos isso quase diariamente.

Nenhum comentário: