domingo, 6 de janeiro de 2013

Pernambuco: 118 municípios em situação de emergência por conta da seca



Pernambuco tem 118 municípios em situação de emergência por causa da estiagem. A cidade, no Sertão do Pajeú, é conhecida como a terra dos poetas, mas a seca trouxe outro título para a cidade de 31 mil habitantes. É o município que mais sofre os efeitos da longa estiagem em Pernambuco.
A cidade se transformou para conviver com a seca: 46 caixas d’água gigantes estão espalhadas pelas ruas. Em todos os bairros de São José do Egito, é a mesma cena. Filas de baldes aguardam a chegada do caminhão pipa. Só em torno de uma caixa d’água, foi possível contar mais de 300 baldes.
A rotina é uma eterna espera pela água. São horas de vigília. Quem não quer esperar na fila deixa os baldes para não perder a vez. Quando o caminhão pipa chega, os moradores aparecem. O problema é que cada um quer levar o máximo que pode, e aí a água não dá para todos.
Vinte caminhões pipa abastecem a cidade diariamente, a um custo de R$ 256 mil por mês, em uma solução de emergência para amenizar o sofrimento das famílias que nunca enfrentaram tanta escassez. A terra dos poetas clama por chuva ao seu modo.

Nenhum comentário: