sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Linfoma: nanotecnologia substitui quimioterapia


Pode ser possível tirar proveito do próprio colesterol para destruir o linfoma - sem usar quimioterapia.
Isto graças a uma nanopartícula, que funciona como uma espécie de agente secreto duplo no interior do corpo humano.
Cientistas descobriram que a nanopartícula aparece para as células cancerosas do linfoma como se fosse seu alimento preferido, o colesterol HDL - lipoproteínas de alta densidade, mais conhecido como colesterol bom.
Mas, quando a célula engole a nanopartícula, a nanopartícula na verdade toma conta da célula tumoral, impedindo que qualquer colesterol entre, levando-a à morte por falta de alimento.
A descoberta foi feita por Shad Thaxton e Leo Gordon, da Universidade Northwestern (EUA).
As nanopartículas - partículas com diâmetros na casa dos nanômetros (bilionésimos de metro) - nada mais são do que células sintéticas que imitam o colesterol bom.
A principal diferença é que elas possuem uma nanopartícula de ouro de apenas cinco nanômetros como núcleo - o ouro foi escolhido porque não é tóxico para o corpo humano.
Após enganar a célula tumoral, a estrutura esponjosa da nanopartícula de ouro suga seu colesterol, impedindo que a célula se alimente.
No estudo agora divulgado, os experimentos mostraram que esse HDL sintético matou as células do linfoma de células B, o tipo mais comum da doença, em células humanas em cultura, e inibiu o crescimento do tumor em camundongos.
Linfoma é um termo genérico para designar um grupo de diversas doenças neoplásicas do sistema linfático, geralmente envolvendo a proliferação descontrolada de linfócitos B ou T.
"Esta descoberta tem potencial para eventualmente se tornar um tratamento não-tóxico para o linfoma de linfócitos B, sem envolver quimioterapia," disse o Dr. Gordon.
Fonte - ds

Nenhum comentário: