sábado, 10 de novembro de 2012

Encontrada a cidade mais antiga da Europa


O arqueólogo búlgaro Vasil Nikolov afirmou ter encontrado o que seria a mais antiga cidade pré-histórica da Europa. Segundo Nikolov, análises de carbono apontaram que as paredes de pedra encontradas durante as escavações de sua equipe datam entre 4.700 e 4.200 AC, mil anos antes da antiga civilização grega.
As paredes têm três metros de altura e dois de espessura.  Nikolov acredita que elas são o primeiro indício de fortificações massivas na pré-história europeia. “Nós iniciamos as escavações em 2005, mas somente agora reunimos evidências suficientes para fazer esta afirmação”, contou Nikolov.
Até o momento a equipe de Nikolov desenterrou vestígios de uma casa de dois andares, com um diâmetro de aproximadamente 100 metros, cercada por uma fortificação de pedra. As escavações também descobriram fossas utilizadas para rituais religiosos e partes de um portão.

O arqueólogo afirma que o local tinha capacidade para abrigar 350 pessoas que, provavelmente, viviam do cultivo de sal depositados nas rochas ao redor. “Eles compactavam o sal em tijolos para trocá-lo por joias e especiarias com tribos vizinhas”, disse Nikolov, apontando como evidências o ouro e outras joias encontradas durante as escavações.
No território da Bulgária, um país da região dos Bálcãs, já foi encontrado diversos assentamentos dos períodos neolíticos, calcolítico e da Era do Bronze. O país também guarda vestígios urbanos significantes do período helenístico, romano e bizantino.
Nikolov espera fazer mais descobertas no próximo verão europeu, quando sua equipe receberá ajuda financeira da fundação privada norte-americana Gipson.

Nenhum comentário: