sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ouro colorido




Quem disse que ouro precisa ser necessariamente dourado? Depois de fazer modificações em escala nanométrica (1 nanômetro = a bilionésima parte de 1 metro), cientistas da Universidade de Southampton (Reino Unido) alteraram a cor de amostras de ouro.
A técnica envolve fazer pequenas saliências para mudar a forma como o material reflete a luz, e pode ser aplicada em outros metais, como prata e alumínio. “É a primeira vez que a cor visível de um metal é alterada dessa forma”, destaca o pesquisador Nikolay Zheludev.
A luz branca é composta por diversas ondas eletromagnéticas, cada uma com uma cor. Quando um objeto é atingido, ele absorve determinadas ondas e reflete outras, que são percebidas por nós. Por exemplo, se um tecido reflete luz azul e absorve as outras, nós o enxergamos azul.
“Este é o princípio fundamental que exploramos neste projeto. Ao criar em metais saliências com dimensões de cerca de 100 nanômetros, nós percebemos que é possível controlar quais comprimentos de onda de luz o metal absorve e quais ele reflete”, explica.
Zheludev e sua equipe pretendem vender a técnica, que poderia ser usada na confecção de joias, por exemplo. Outra possibilidade seria incorporar em documentos amostras de metal com cor modificada, dificultando a falsificação.

Nenhum comentário: