quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Astrônomo brasileiro descobre estrela rara na Via Láctea


Um astrônomo brasileiro encontrou, em meio a mais de 200 bilhões de estrelas da Via Láctea, um astro com pelo menos cem vezes a massa do nosso Sol. Além disso, a estrela rara parece ter sido "expulsa" da região em que se formou, estando agora isolada a cerca de 25 mil anos-luz da Terra.
Apesar de grande, ela é nova em termos galácticos: tem apenas 1 milhão de anos. Sua vida, porém, será curta, uma vez que quanto maior uma estrela, mais rápido ela consome o combustível de seu núcleo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O autor da descoberta é o pesquisador brasileiro da Universidade de La Serena no Chile, Alexandre Roman Lopes. Ele é especialista em encontrar esses gigantes espaciais. "É como encontrar um grão de areia especial no meio de uma praia inteira", explica ao jornal.
Batizada de WR42e, a estrela descoberta provavelmente possui elementos químicos essenciais à formação e desenvolvimento da vida como a conhecemos. E, na explosão que marca a morte das grandes estrelas, eles deverão se espalhar pelo espaço. Por isso, segundo o astrônomo, a descoberta pode ajudar no entendimento de como se dá a evolução da nossa própria galáxia.

Nenhum comentário: