terça-feira, 4 de setembro de 2012

Energia pré-paga

Um novo sistema de cobrança pré-paga de energia elétrica pode ser instituído a partir de 2013 em todo o Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está realizando uma consulta pública para finalizar a regulamentação do projeto.
Trata-se de um sistema com um funcionamento bem semelhante ao do celular pré-pago. Os usuários poderão acompanhar a evolução dos gastos e o crédito remanescente por meio de um medidor, sem limites para recargas, que poderão ser feitas pela internet, telefone e pontos de venda cadastrados. A aquisição mínima será de 1 kWh, que custa atualmente cerca de R$ 0,50.
Quando o saldo estiver acabando, o usuário será alertado por meio de um alarme visual e sonoro. As concessionárias poderão optar por participar ou não deste novo sistema, que já funciona, por exemplo, no Reino Unido, Argentina, África do Sul e Colômbia. No Brasil, há projetos-pilotos em curso em São Paulo, Rio de Janeiro e regiões do Amazonas.

Mais risco para consumidores de baixa renda?

A Aneel acredita que a oferta de energia pré-paga vai ajudar a reduzir a inadimplência, economizar mão-de-obra na medição e ainda gastar menos com o envio de faturas. Já os usuários poderão ter um maior controle dos gastos e não precisarão mais pagar a tarifa básica.
Órgãos de defesa do consumidor dizem, no entanto, que os consumidores de baixa renda vão correr mais risco de ter o fornecimento de energia interrompido.

Nenhum comentário: