terça-feira, 21 de agosto de 2012

Nasa: outro robô a Marte em 2016

Duas semanas após o início bem sucedido da missão do robô Curiosity sobre a superfície de Marte, a Nasa anunciou nesta segunda-feira que enviará uma nova sonda ao Planeta Vermelho, em 2016, para estudar seu subterrâneo.

Ao contrário do Curiosity, que tem seis rodas e percorrerá durante dois anos a cratera Gale em busca de vestígios de vida em Marte, o novo robô, chamado InSight, não terá mobilidade e ficará encarregado de perfurar a superfície do planeta.

Após sua chegada, em setembro de 2016, o InSight vai atingir "as profundezas de Marte para descobrir por que o planeta vermelho evoluiu de forma tão distinta da Terra", destaca a Nasa em um comunicado.

Assim como o Curiosity, o InSight será concebido e fabricado no Jet Propulsion Laboratory (JPL) de Pasadena (ao leste de Los Angeles), mas a um custo muito inferior: 425 milhões de dólares, contra 2,5 bilhões do Curiosity. A missão determinará se o núcleo de Marte é sólido ou líquido e por que sua superfície não é composta de placas tectônicas móveis, como a Terra.

"O conhecimento do subsolo de Marte e sua comparação com a Terra ajudará os cientistas a entender melhor como se formam e evoluem os planetas rochosos", assinalou a agência espacial americana. "A exploração de Marte é uma das prioridades da Nasa e o InSight garante que vamos continuar decifrando os mistérios do Planeta Vermelho para estabelecer as bases de uma futura missão humana", declarou o chefe do centro espacial, Charles Bolden.

Nenhum comentário: