quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Descoberta nova doença parecida com a Aids

Uma nova doença, com sintomas parecidos com os da Aids, foi identificada em dezenas de pessoas na Ásia e nos Estados Unidos. Mesmo sem a presença do vírus HIV, a doença ataca o sistema imunológico dos pacientes, o que os deixa vulneráveis a outras doenças. Os pesquisadores ainda não deram nome à doença, que a princípio não parece ser contagiosa.
De acordo com Sarah Browne, cientista do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, a imunodeficiência observada não é hereditária, só se manifesta em adultos e não se propaga como a Aids, por meio de um vírus. O estudo foi realizado na Tailândia e em Taiwan, onde a maioria dos casos foi registrada: “É provável que algum tipo de infecção possa desencadear a doença, embora pareça que não se propaga de pessoa para pessoa”, afirma Dennis Maki, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Wisconsin.
Segundo Browne, a causa da doença não é genética, e a maioria dos pacientes tem, em média, 50 anos. Diferentemente do HIV, o vírus que causa a Aids, a nova doença não atinge os linfócitos T, mas danifica o sistema imunológico de outra maneira. Os pesquisadores descobriram que a maioria dos doentes criou anticorpos que bloquearam o chamado “interferon gama”, um sinal químico que auxilia o corpo a se livrar de infecções. Com este sinal bloqueado, a vulnerabilidade das pessoas a vírus, fungos, parasitas e principalmente a microbactérias, responsáveis por doenças como a tuberculose, é amplificada.
Ainda não foi descoberto um remédio eficaz contra a doença. Médicos estão tentando métodos alternativos para tratar os pacientes, incluindo drogas contra o câncer. Segundo os especialistas, a doença desaparece quando a infecção é controlada, mas os danos ao sistema imunológicos se tornam uma condição crônica.

Nenhum comentário: