sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dedo inteligente

Cientistas da University of Illinois at Urbana Champaign, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um protótipo de "smart fingertips", uma espécie de luva com sensores na ponta dos dedos, que transmitem sinais elétricos para a pele. Segundo o Daily Mail, a equipe de pesquisadores diz que a invenção poderá ser aplicada para fins médicos e também para melhorar sensações táteis.
Proporcionar mais precisão para a área cirúrgica é um dos objetivos do projeto. "Imagine a capacidade de perceber as propriedades elétricas de um tecido e, em seguida, removê-lo localmente e precisamente por ablação local, tudo através das pontas dos dedos, usando luvas cirúrgicas inteligentes", disse o John Rogers, co-autor do estudo.
Os cientistas esperam que no futuro a invenção também possa ser usada para criar sensações táteis virtuais e ampliar o sentido, incluindo a identificação de texturas, percepção de temperatura e até a pressão feita sobre um objeto com a ponta dos dedos.
O "dedo inteligente" é feito com folha de circuito flexível de poliamida anexada a uma borracha de silicone. Dentro da folha forma colocados eletrodos de ouro bem finos, que proporcionam uma ampliação do tato. O sistema é alimentado pela energia de uma bateria posicionada no pulso do usuário.

Por utilizar materiais e técnicas de fabricação semelhantes à da indústria de semicondutores, os pesquisadores acreditam que o dispositivo possa ser produzido em escala maior a partir de um custo razoável. Futuramente, a equipe pretende criar sistemas para fornecer o dispositivo com transmissão sem fio de dados e energia.
A criação de uma "pele" que integre a invenção com outras partes com corpo, como o coração, também está prevista.

Nenhum comentário: