quarta-feira, 18 de julho de 2012

Facebook: o Big Brother da Polícia


Prever crimes antes que eles aconteçam é um velho sonho dos regimes, e já serviu de alegoria distópica nas mais diversas tramas de ficção científica. Se depender da rede de Mark Zuckerberg, a ideia pode estar saindo do terreno da ficção. Segundo o site Mashable, o Facebook ajudará a polícia a monitorar ações criminosas antes que elas aconteçam. O sistema, espécie de Big Brother das redes sociais, se dá através de um software que faz a monitoração do chat procurando palavras chave ou frases que possam levantar algum tipo de suspeita. O programa fica atento a certas frases que já foram encontradas em registos de conversas mantidas por criminosos, especialmente em conversas entre usuários com uma grande diferença de idade (o que ajudaria a caçar predadores sexuais).
Caso o software detecte um conteúdo suspeito nas conversas os funcionários responsáveis pela segurança no Facebook são notificados, e poderão chamar a polícia caso julguem necessário. Segundo Joe Sullivan, chefe de segurança do Facebook, o sistema de filtragem já ajudou a levar a julgamento pelo menos um pedófilo. O responsável salienta ainda que esta política tem como único objetivo a segurança dos utilizadores do site.
O problema, segundo o Mashable, é que ainda não se sabe se as conversas monitoradas são apagadas ou guardadas. Pior: não se sabe o que os funcionários do Facebook poderão fazer com elas.

Nenhum comentário: