sexta-feira, 22 de junho de 2012

São João do Recife: testes de HIV gratuito


Quem for aproveitar o arrasta-pé do Recife, a partir desta sexta-feira (22) até este domingo (24), vai poder contar com um serviço gratuito para teste de HIV. Os locais para a realização do exame serão o Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e a Praça do Arsenal da Marinha, no bairro do Recife. Os testes serão realizados das 18h à meia-noite.

Ao todo, serão oferecidos 360 testes, ou seja, uma média de 120 por noite. Uma estrutura parecida com um consultório é montada para garantir a realização dos procedimentos com uma antessala para palestras educativas antes da realização do teste, uma sala para a coleta do sangue e outra para a entrega do resultado e o aconselhamento.

O exame é bem simples e o resultado sai em apenas meia hora. A coleta é feita com um furo no dedo, exatamente como o que avalia a taxa de glicose no sangue. Vinte profissionais como psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais atuarão no estande.

Os resultados positivos serão comunicados individualmente pelos aconselhadores e serão encaminhados para tratamento na Rede Municipal de Saúde. Na próxima semana, entre os dias 28 (sexta) e 29 (sábado), os testes voltarão a ser oferecidos nos mesmos lugares e horários deste final de semana.

Nenhum comentário: