sexta-feira, 15 de junho de 2012

Botões físicos dinâmicos em telas touch

A empresa de tecnologia Tactus está desenvolvendo uma nova tela para smartphones que promete criar botões físicos em telas sensíveis ao toque. Segundo a empresa, não se trata de nenhum truque para enganar os sentidos, mas sim do surgimento de botões que podem ser manipulados como se fossem um teclado tradicional.

O lançamento oficial da tecnologia está previsto para o ano que vem, e ele poderá ser usado em qualquer dispositivo, tendo em vista que toda a mágica acontece na própria tela. Quando acionada, a Tactus faz com que microfluidos deformem a superfície da tela, preenchendo pequenas bolhas transparentes responsáveis pela criação dos botões.


Apesar da elevação criada no display, tudo volta ao normal no momento em que as teclas são desativadas. Os componentes estão sendo trabalhados para que tenham a mesma espessura apresentada nos dispositivos atuais, facilitando as adaptações e migrações para o novo produto.
Brincando ao defender a criação da solução tecnológica, o CEO da empresa, Craig Ciesla, diz ter saudade do seu Blackberry e que gostaria de ter os botões físicos de volta. Um porta-voz da Tactus deu uma entrevista, alegando que sua tela é a primeira do mundo a executar a tarefa de deformar a superfície com botões dinâmicos reais.

Veja o vídeo:


Nenhum comentário: