Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

domingo, 27 de maio de 2012

¿Américas: um novo centro mundial do petróleo, será?

Os avanços tecnológicos aliados a uma busca pela próxima grande descoberta estão transformando vários países das Américas em grandes produtores ou candidatos a potências energéticas. A mais recente novidade é uma potencial imensa reserva na Patagônia argentina. Centenas de poços estão sendo perfurados.
Este cenário está mudando a dinâmica da geopolítica da energia de uma forma inesperada há apenas alguns anos. Do Canadá a Colômbia, passando por Brasil e Argentina, a produção de petróleo e gás no hemisfério ocidental está crescendo, com os EUA se tornando menos dependentes do fornecimento de um instável Oriente Médio.
Mudança geopolítica
Os EUA são fundamentais para esta nova dinâmica energética: o país agora está produzindo 1,7 milhão de barris de petróleo e combustível líquido por dia a mais do que em 2005.
“Há uma nova mudança geopolítica, e os países que nunca forneceram petróleo e gás agora podem fazê-lo. Para os EUA, há um vislumbre da possibilidade de autossuficiência”, diz Ruben Etcheverry, executivo-chefe da empresa de energia estatal GyP-NQN (Gás e Petróleo do Neuquén, na Patagônia argentina).
O petróleo produzido nos países do Golfo Pérsico continuará sendo vital para o cenário energético mundial, mas o que era aparentemente inalterável — que os EUA continuariam fortemente dependentes do Oriente Médio — está sofrendo uma reviravolta.
Choques de preços
Desde 2006, Canadá, Brasil e Colômbia aumentaram suas exportações para os EUA em 700 mil barris por dia, e agora fornecem cerca de 3,4 milhões de barris diários.
Analistas dizem que, como o petróleo é uma commodity amplamente comercializada, o aumento da produção nas Américas não significa que os EUA ficariam imunes a choques de preços. Entretanto, estas novas dinâmicas em termos de energia significam mais segurança, mesmo se o petróleo proveniente de um importante fornecedor do Golfo Pérsico fosse temporariamente suspenso.
Grande parte da exploração, no entanto, não será fácil, barata ou livre de armadilhas políticas.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//