Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ABRIR PORTAS E JANELAS


Cinquenta anos atrás, o Vaticano II se propôs abrir as janelas da Igreja para arejá-la. Dois mil anos antes, Jesus já advertia os discípulos de que era necessário sair, lançar-se na missão, e não se trancar, com medo, entre quatro paredes. Comemorando agora meio século de Vaticano II, será que já o conhecemos? Mais ainda, estamos pondo-o em prática? Ou estamos ainda com portas e janelas trancadas, e as paredes dos nossos templos e capelas mofadas de antigas ideias e projetos?
Iniciando o terceiro milênio da era cristã, não podemos mais dormir, retendo a mentalidade de séculos passados. Está na hora de arejar mente e coração, atentos aos sinais dos tempos, e perceber os desafios que a atual “mudança de época”nos impõe.
A paz proposta por Jesus está ficando cada vez mais distante. Isso seria fruto do fechamento das comunidades no seu “mundinho”? Jesus enviou os discípulos para serem fermento na sociedade, e nós ainda teimamos em nos trancar atrás de muros protetores.
O Documento de Aparecida também nos conclama a ser discípulos e missionários. Discípulos que aprendem as lições do mestre e missionários enviados para levar essas lições ao mundo — para além das quatro paredes entre as quais tantas vezes nos fechamos. Os povos da América Latina e do Caribe vivem hoje uma realidade marcada por grandes mudanças que os afetam profundamente. Como discípulos de Cristo, sentimos o desejo dos sinais dos tempos. O Espírito Santo nos põe a serviço do reino anunciado por Jesus, que veio para que todos tenham vida em plenitude.
O Pai celeste já nos enviou o Espírito que ilumina nosso caminhar, clareia nossa mente e fortalece nossa vontade. Precisamos, portanto, deixar de lado o medo e lançar-nos à missão. “Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências”.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//