sábado, 28 de abril de 2012

Tecnologia no futebol: ¿foi gol ou não, isso pode?


A Fifa confirmou nesta sexta-feira, em comunicado oficial, que os sistemas das empresas Hawk-Eye e GoalRef serão submetidos a testes entre maio e junho, para verificar se suas tecnologias são capazes de determinar com precisão se uma bola ultrapassou totalmente a linha do gol. Os testes serão conduzidos pelos Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais.
As duas companhias haviam sido aprovadas pela Fifa em março para que pudessem disponibilizar suas tecnologias. As análises serão compostas por quatro elementos: teste de campo (em estádios escolhidos pelas empresas); testes com vários jogadores próximos do gol; testes de laboratório, simulando variações climáticas e de umidade; e por último, partidas reais de futebol profissional.
Nos testes em partidas oficiais, apenas o fiscal dos laboratórios terá acesso às respostas da tecnologia, deixando os árbitros e auxiliares de fora do processo. Portanto, o dispositivo não terá influência no resultado final dos jogos, que deverão ser a final da Hampshire FA Senior Cup (torneio das divisões menores da Inglaterra) e alguns jogos do Campeonato Dinamarquês.
Após os dados dos testes terem sido coletados, eles serão fornecidos à International Board, órgão que tem o poder de modificar as regras do jogo, para que uma decisão final sobre o uso da tecnologia no futebol seja tomada em 2 de julho. Nesta data, a International Board fará uma reunião especial em Kiev, na Ucrânia.

Nenhum comentário: