Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

terça-feira, 17 de abril de 2012

Tecnologia: equipamento para preservar prédio e evitar desabamento

Uma visão além das paredes. Pela primeira vez no Brasil, pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) testam na cidade dois equipamentos importados de última geração que permitem visualizar, em 3D, estruturas de patrimônios históricos. O scanner a laser e a câmera termográfica têm olhar de Raio-X e conseguem, de longe, identificar se há vazamentos ou infiltrações nas paredes e evitar acidentes que depredem o patrimônio. Eles podem ser usados até para impedir desabamentos.

Se a tecnologia já fosse usada no País, casos como o desmoronamento de prédios na Rua Treze de Maio, no Centro, em janeiro, poderiam ser evitados. Segundo o professor de Engenharia Cartográfica da Uerj Jorge Luís Nunes, o ideal seria que todo prédio tivesse a ‘varredura’ antes e depois de reformas. “Também serve como comparação: podemos avaliar se o prédio sofreu modificações”, explica.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//