quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nanotecnologia poderá transformar água da privada em água potável

Em breve você não olhará para sua privada com os mesmos olhos. Uma nova pesquisa, desenvolvida pela Universidade de Manchester e financiada pela Fundação do empresário Bill Gates, pretende usar nanotecnologia para transformar água contaminada da privada em água potável.
A inovação vem da extração de energia a partir de dejetos humanos. De acordo com a pesquisadora Sarah Haigh, coordenadora do projeto, a ideia é adicionar uma mistura de bactérias e nanopartículas de metais à água do vaso sanitário.
O resultado dessa reação química é altamente proveitoso, pois garante não só a purificação da água como também que ela gere quantidade significante de hidrogênio, que pode ser usado, entre outras coisas, como combustível de foguetes.

Para a realização desse trabalho, a Fundação Bill e Melinda Gates doou U$ 100 mil para a Universidade de Manchester, na Inglaterra. A intenção é dedicar o estudo para erradicar a pobreza no mundo e melhorar a vida dos países onde o acesso à água é restrito.

Se a pesquisadora Sarah Haigh conseguir provar que esse tipo de nanotecnologia pode realmente ser usado para esse fim, a fundação do cofundador da Microsoft doará mais 1 milhão de dólares para os aperfeiçoamentos do estudo até 2013.

Nenhum comentário: