sexta-feira, 20 de abril de 2012

Manaus: primeiro Laboratório de Nanotecnologia é inaugurado

Em 2009, o professor Lizandro Manzato, com o apoio de pesquisadores do Instituto Federam do Amazonas (Ifam), idealizaram o projeto do que seria o primeiro laboratório de pesquisa em nanotecnologia da região Norte do País. Agora, três anos depois de buscar e conseguir recursos, o grupo de pesquisadores irá inaugurar o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCN).
O laboratório será inaugurado hoje (20), a partir das 16h, e tem como principais áreas de pesquisa a síntese e a caracterização de diversos tipos de materiais nanoestruturados, em particular, os nanopós.
O investimento inicial vai propiciar o desenvolvimento de novos materiais para aplicação em diversas áreas, como agricultura, biologia, química, materiais de construção, cerâmica e produtos farmacêuticos. Contribuir na inovação tecnológica e na geração de capital intelectual especializado para o nosso Estado é a grande meta desta iniciativa.
O LSCN conta com uma equipe própria do Ifam e participação de doutores do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de um pesquisador visitante de Cuba, por meio de convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Equipamentos - Atualmente, o LSCN está recebendo os últimos equipamentos importados, tendo três moinhos de alta energia, um moinho planetário de última geração, um moinho criogênico, um analisador de tamanho de partícula, um difratômetro de bancada e um calorímetro exploratório de varredura.

Nenhum comentário: