quinta-feira, 12 de abril de 2012

Governo cria Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias

Pesquisadores e empresas já podem contar com o Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), que acaba de ser oficializado pelo governo.

O SisNano visa desenvolver um programa de mobilização de empresas instaladas no Brasil e de apoio às suas atividades, para atuarem no desenvolvimento de processos, produtos e instrumentação, envolvendo ciência e tecnologia na nanoescala.

A iniciativa tem também como objetivo promover o avanço científico e tecnológico e a inovação na área, além de aperfeiçoar a infraestrutura, o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, promover a formação de recursos humanos e capacitar o país a desenvolver programas de cooperação internacional.

Laboratórios estratégicos e associados

O sistema será formado por duas categorias de laboratórios, estratégicos e associados.

Os Laboratórios Estratégicos são laboratórios do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nos quais a utilização dos equipamentos é disponibilizada a usuários externos, numa fatia nunca inferior a 50% (cinquenta por cento) do tempo de máquinas.

Apesar disso, eles são totalmente financiados pelo MCTI e terão forte missão educacional no âmbito das nanociências e das nanotecnologias.

Os Laboratórios Associados ao SisNano são laboratórios especializados, localizados nas universidades e institutos de pesquisa, nos quais uma fração mínima de 15% do tempo dos equipamentos será disponibilizada a usuários externos à instituição.

Difusão do conhecimento em nanotecnologia

Em sequência à criação do SisNano, a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação realizou uma reunião com os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), ligados ao desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil, para ampliar a difusão do conhecimento coletivo entre os órgãos e dar início a um plano de divulgação das ações.

No total, 16 institutos, todos ligados à nanotecnologia, enviaram seus principais pesquisadores e equipes para apresentarem propostas de ações para o plano de divulgação.

"A proposta é ter contato com o que os institutos estão desenvolvendo para, em seguida, começar a estabelecer um material de divulgação da Nanociência e Nanotecnologia para o público em geral, jovens estudantes e empresariado brasileiro," disse o secretário Adalberto Fazzio.

O secretário salientou a necessidade dos diversos laboratórios definirem um tempo a ser aberto para a comunidade utilizar e participar nas áreas definidas como prioritárias.

Ele salientou que os laboratórios vinculados ao SisNano terão prioridade. "Isso funcionará a parte das ações do MCTI. Mas certamente os laboratórios que estiverem vinculados e associados a estes programas terão prioridade com base em critérios, expertise, competência, mérito e região de atuação".

O governo federal ainda deverá anunciar o Comitê Executivo de Nanotecnologia, com participação de nove ministérios.

Nenhum comentário: