terça-feira, 20 de março de 2012

Nanotecnologia reduzindo custos na descoberta de medicamentos

Cientistas da Universidade Estadual da Florida, nos EUA, desenvolveram uma nova tecnologia capaz de reduzir o custo da descoberta de novos medicamentos. A abordagem tem potencial para melhorar o acesso a cuidados de saúde melhores e tornar possível o desenvolvimento de quimioterapia personalizada.

A pesquisa consiste na miniaturização da primeira fase de um processo utilizado pelas companhias farmacêuticas para descobrir novos remédios.

Atualmente as empresas usam grandes laboratórios especializados para testar centenas de compostos em culturas de células diferentes num processo conhecido como triagem de alto rendimento. O custo do equipamento e da mão-de-obra é elevado, mesmo que apenas uma pequena fração dos compostos testados vá passar para a próxima fase de testes.

A tecnologia, desenvolvida pelo pesquisador Steven Lenhert, miniaturiza esse processo estampando todos os compostos sobre uma superfície de vidro única e testando-os em células utilizando uma técnica inovadora envolvendo micromatrizes de lipossomas.

Se for totalmente empregada na indústria farmacêutica, esta tecnologia tornaria o custo deste processo mil vezes mais barato, criando o potencial para tratamentos de cancro personalizados, reduzindo o custo de medicina e tornando cuidados de saúde de melhor qualidade mais acessíveis.

O grupo de pesquisa está planejando testes em medicamentos necessários para atingir benefícios relevantes. Para aplicações na medicina personalizada, a técnica pode ser testada em células obtidas de pacientes por meio de biopsias para que os médicos possam determinar quais drogas vão funcionar em um indivíduo em particular.

Lenhert espera que a tecnologia possa ser disponibilizada comercialmente em alguns anos.

Nenhum comentário: