terça-feira, 27 de março de 2012

Fim do controle remoto: televisores operados por voz

A Samsung apresentou no Samsung Latin Forum 2012 em Lima, no Peru, suas novas televisões inteligentes das séries 8000 e 7000. O diferencial dos aparelhos está nas três novas tecnologias smart de interação, conteúdo e evolução. "Começamos a acabar com o controle remoto", resumiu Silvio Stagni, vice-presidente corporativo de Marketing, Vendas e Produtos no Brasil.
A observação é uma referência aos novos sistemas interativos de comando dos televisores, que podem ser operados por voz ou por movimentos. No primeiro caso, há mais de 30 idiomas disponíveis, entre eles o português. A demonstração no fórum, nesta segunda-feira, incluiu os comandos "olá, tevê", para ligar o aparelho e funções como mudar de canal: "um canal a mais", "canal 27". "Diminuir volume" e "aumentar volume" também são atos executados com instruções simples.
O reconhecimento de voz está habilitado também em um controle remoto especial, vendido separamente, que poderia acionar o aparelho mesmo em cômodos diferentes da casa. Os comandos dados diretamente à TV são interpretados graças a dois microfones, localizados na parte superior do aparelho, de cada lado da câmera. Eles e ela também são usados para videochamadas, tanto com Skype quando via Google+ Hangouts, disponíveis com o download dos respectivos aplicativos.
A câmera é responsável por captar os movimentos de controle interpretados pelo televisor. Em uma sala de demonstração, um representante movia a mão espalmada para controlar, na tela, um cursor em formato de flecha - como a que aparece no monitor do computador ao se operar o mouse. Para selecionar a opção no menu, a mão espalmada era fechada. Para voltar ao menu anterior, bastava girá-la, espalmada, no sentido anti-horário. Na parte inferior da tela um rodapé com legendas aparecia quando a TV era comandada por gestos.
O terceiro recurso de interatividade inaugurado no modelo ES8000 de smart TV da Samsung é o reconhecimento facial. Com ele, é possível alterar o usuário do aparelho, o que permite que cada membro da família, por exemplo, tenha o televisor configurado de acordo com as suas necessidades - e os pais podem, igualmente, limitar o acesso dos filhos a determinadas funções.
TVs atualizadas por quatro anos
A funcionalidade Smart Evolution é outro destaque das TVs inteligentes apresentadas em Lima pela Samsung. Os modelos novos vêm, a partir de 2012, com uma entrada na parte traseira para o chamado Kit Evolution. A placa, lançada anualmente a partir de 2013, permitirá aos usuários atualizar o software e o hardware do televisor. Assim, em vez de comprar um novo aparelho, ele terá o seu atualizado com as tecnologias mais recentes.

Nenhum comentário: