Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma


Estamos iniciando hoje, o tempo litúrgico da Quaresma com a imposição das cinzas sobre as nossas cabeças que é o gesto muito significativo para nós. Isso nos dá o sentido que estamos empenhados a converter o nosso coração a Deus para recebermos as graças Dele em nossa vida. Não é momento de tristeza e de ficar-se culpando, mas inicio de um percurso para celebrar bem a Páscoa do Senhor. Durante esse tempo quaresmal faremos orações, penitencia e caridade aos mais pobres e necessitados que estão gritando de fome, de socorro no atendimento da saúde, de moradia, de educação de qualidade e de uma vida digna de filhos de Deus. Voltemos o nosso coração ao Deus da vida.

Serão quarenta dias que podemos ter para viver as mudanças de rumo de nossa vida e voltar para o Senhor com um coração sincero. Necessitamos do perdão de Deus e de perdoar cada um que caminha conosco. Esse perdão de Deus vem até nós através do nosso coração convertido e renovado pelo arrependimento. Aproveitemos bem esse tempo de graça, fazendo boa confissão, rezando mais e praticando a caridade sincera a todos que precisam de nossa ajuda “Deixai-vos reconciliar com Deus" (2Cor 5,20). O apostolo São Paulo nos exorta e indica um caminho de conversão para que possamos prosseguir nele para a mudança de vida.

No evangelho encontramos três conselhos de piedade que já era citado na lei de Moisés ao Povo como a esmola, a oração e o jejum. “No decorrer do tempo, estas prescrições foram ligadas ao formalismo exterior ou, por assim dizer, se transformaram em sinal de superioridade” (Papa Bento XVI 09-03-2011). Será que as praticamos como algo corriqueiro para ser bem visto aos olhos dos outros ou chamar atenção deles para estas nossas atitudes ditas “piedosas”? Jesus, Mestre e Senhor nos advertem para sermos bons e coerentes e nos faz ver que esses preceitos de piedade nos ajudam a sermos melhores, porque saímos do nosso egoísmo e chegamos ao outro que precisa de nós (Cf. Mt 6,1-6.16-18).

Não podemos ficar na exterioridade de nossas ações, mas que brotem dentro de nós estas atitudes e conselhos de piedade porque amamos a Deus em cada um de nossos irmãos. Que esta quaresma nos leva a uma reta intenção de estar junto do Senhor através do jejum e da penitencia que fazemos da oração e da escuta assídua da palavra de Deus na comunidade e na família. Sejamos firmes e confiantes rumo ao Mistério Pascal que vamos celebrar e reviver. Deus sempre nos chama a conversão e vai nos preparar para a Páscoa do Senhor que é a nossa Páscoa. Assim, "Converte-vos, e crede no Evangelho". Amém

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//