Redes Social



twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemailhttps://www.wowapp.com/w/andrecafe/joinhttps://www.instagram.com/andrecafee/

domingo, 16 de outubro de 2011

Santos Dumont: o pai da aviação


Em 19 de outubro de 1901 Alberto Santos Dumont contorna a Torre Eiffel em um balão dirigível. Com o balão N-6, de 622 metros cúbicos e motor de 20 cavalos, Dumont venceu o Prêmio Deutsch, uma competição criada pelo milionário francês Henri Deutsch de la Meurthe que visava premiar o criador da primeira aeronave dirigível prática.O feito fez com que o brasileiro fosse reconhecido internacionalmente como o maior aeronauta do mundo. O prêmio que ganhou, de 129 mil francos, foi distribuído entre sua equipe e desempregados de Paris.
O pai da aviação (20 de julho de 1873 – 23 de julho de 1932) viveu em Paris, onde estudou ciência e mecânica, e tinha o costume – atípico para a época – de deixar suas pesquisas como domínio público, livres de registros e patentes. Tornou-se digno da denominação de pioneiro quando mostrou ter criado um avião capaz de voar a partir de uma decolagem própria, sem o impulso de catapultas: o 14-Bis.
O primeiro voo do 14-Bis ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, sob o testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense. Após pegar impulso com as rodas que faziam parte de sua própria estrutura, inovadora, o avião voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros. Menos de um mês depois, o feito foi repetido – porém, dessa vez, foram percorridos 220 metros a uma altura de seis metros. Mas foi em em 13 de setembro de 1906 que Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a elevar-se no ar por seus próprios meios. Aqui, o voo alcançou sete metros de altura.
Houve polêmica em torno do pioneirismo na aviação, já que antes de Santos Dumont os irmãos Wright, mecânicos norte-americanos filhos de um fazendeiro, já haviam realizado uma decolagem, no ano de 1903. Ficou oficialmente determinado que Dumont foi o primeiro a partir da comprovação de que a invenção dos irmãos não era capaz de voar sozinha, mas somente se fosse impulsionada por catapultas. O avião da dupla de inventores não contava com rodas em sua estrutura.

Nenhum comentário:

 
BLOG DO ANDRÉ CAFÉ
SÓ JESUS SALVA
//